Au pair é um programa de intercâmbio cultural, que pode durar um ano (com possibilidade de renovação) no qual jovens (geralmente entre 18 e 30 anos) vão para outro país viver com uma família anfitriã, ajudando com o cuidado das crianças em troca de alojamento, alimentação e um salário.
Em alguns países é exigido que a au pair estude o idioma e que a família anfitriã arque com o custo.
O salário au pair é calculado por horas e é baseado no valor do salário mínimo do país de destino. Geralmente a au pair trabalha até 45 horas por semana (7 a 8 horas por dia), realizando tarefas relacionadas aos cuidados com as crianças:
- Brincar com as crianças;
- Preparar o lanche escolar;
- Levar para a escola e em passeios;
- Dar banho;
- Organizar as coisas das crianças;
- Colocar para dormir.
Por que realizar um intercâmbio?
O intercâmbio é um dos meios de obter uma experiência educacional e cultural enriquecedora ao viajar para um país estrangeiro para estudar, trabalhar, aprender um novo idioma, ou simplesmente conhecer a cultura local.
Como ser au pair?
Destino:
Alguns dos destinos mais populares incluem Estados Unidos, Alemanha, França e Austrália.
Duração:
A duração do programa é de, no mínimo, seis meses na Europa e de 12 meses nos EUA. Com a extensão, é possível ficar mais seis, nove ou 12 meses.
Requisitos mínimos:
- Idade geralmente entre 18 e 30 anos (dependendo do programa/agência).
- Solteira.
- Sem filhos.
- Experiência prévia comprovada com crianças.
- Conhecimento básico do idioma do país (pode variar de acordo com o programa).
Encontre uma agência ou programa:
Pesquise e entre em contato com agências de au pair reconhecidas ou programas de intercâmbio que ofereçam suporte e assistência durante todo o processo, como Cultural Care e Experimento.
Há também sites que fornecem acesso à famílias que buscam au pair, como o Au pair World.
Prepare a documentação:
Preencha os formulários de inscrição e forneça os documentos necessários, como cópias do passaporte, carta de motivação, referências, certificados de cursos relevantes, etc.
Entrevista com a família anfitriã:
Após ser aceito no programa, você terá uma entrevista com a família anfitriã para discutir detalhes do trabalho, expectativas mútuas, condições de moradia, horários, etc.
Para a viagem:
Organize seu visto (o visto de turista nesse caso é ilegal), seguro de saúde, passagens aéreas, e quaisquer outros documentos exigidos pelo país de destino.
Participe do programa:
Ao chegar ao país de destino, você será recebido pela família anfitriã. Durante seu tempo como au pair, você cuidará das crianças conforme o combinado, participará da vida familiar e terá a oportunidade de explorar a cultura local.
Apenas mulheres podem participar?
Não, apesar de ser comum associar esse tipo de trabalho ao gênero feminino, por ser algo historicamente associado às mulheres, não existe uma regra que determine que o intercâmbio au pair seja exclusivo para o gênero feminino.
Inclusive, o homem que desejar ser au pair deve seguir as mesmas regras, devendo apenas observar as especificidades de cada programa, o que vale para ambos os gêneros.
Dicas importantes:
Comunique-se abertamente com a família anfitriã desde o início para garantir que ambas as partes estejam alinhadas quanto às responsabilidades, horários e condições de trabalho. Lembrando que há limite de horas para o trabalho.
Tenha em mente que estará em um local com uma cultura e costumes diferentes do seu, portanto esteja aberto e seja respeitoso.
Escolha programas ou agências que ofereçam suporte adequado em caso de emergências ou problemas durante sua estadia.
Rematch: O que é?
Rematch é um processo no qual ocorre a mudança de família anfitriã e ele pode ser pedido por ambas as partes.
No caso de qualquer problema, a au pair pode entrar em contato com a responsável pelo programa e pedir o rematch, assim como a família. Esse processo pode ser amigável ou não.
No caso do processo não ser amigável, a au pair tem o direito de sair da casa da família e ser realocada temporariamente até encontrar outra família anfitriã.
Assim que esse processo é iniciado a au pair ter um determinado tempo, geralmente duas semanas, para encontrar uma nova família ou deve voltar para o Brasil.
O processo de rematch pode parecer assustador pela possibilidade de ter que voltar para o Brasil antes do tempo, porém mais assustador é estar em um ambiente que não está sendo agradável.
Portanto tenha em mente que a mudança de família é necessária e fundamental para que você tenha uma experiência agradável.
Quais os benefícios do programa Au Pair?
Além do custo benefício, ser au pair é uma excelente forma de vivenciar uma experiência internacional significativa, ganhar autonomia e desenvolver habilidades pessoais e profissionais enquanto contribui positivamente para uma família anfitriã.
Acima de tudo, participar como au pair em um intercâmbio é mais do que uma simples oportunidade de trabalho no exterior; é uma experiência profundamente enriquecedora que combina cuidado infantil com imersão cultural.
O papel do au pair vai além das tarefas diárias de cuidado infantil. Envolve também a troca de valores culturais, o aprendizado de um novo idioma e a adaptação a um novo estilo de vida.
Essa experiência oferece aos participantes a oportunidade de explorar profundamente a cultura local, participar de atividades familiares e ganhar uma perspectiva autêntica sobre a vida cotidiana no país anfitrião.
Além do aspecto prático do trabalho, o programa au pair proporciona um ambiente de aprendizado informal onde o au pair pode aprimorar suas habilidades linguísticas ao interagir diariamente com a família anfitriã e com pessoas locais.
Independente do destino ser au pair oferece uma oportunidade única para explorar o mundo, desenvolver habilidades valiosas e criar memórias duradouras. É uma jornada de autodescoberta e crescimento que molda a perspectiva pessoal e profissional, além de preparar para enfrentar desafios futuros com uma visão global e culturalmente sensível.