Um criador de conteúdo é o profissional que produz vídeos, textos e postagens para o meio digital, seja em uma ou mais redes sociais.
Ser um criador de conteúdo envolve a produção de material digital em diversas formas para entreter, educar ou informar um nicho específico.
Escolha seu nicho
Comece identificando seus interesses e escolha um tema ou área que você goste e sobre o qual tenha conhecimento e facilidade para falar.
Mas não pense que deve ser especialista em algo para falar sobre, sempre haverá alguém que sabe menos do que você e será beneficiado pelo seu conteúdo.
Entenda quem você deseja atingir, seu público-alvo, seus interesses e onde estão presentes online (Instagram, Facebook, Tik Tok?).
Produza conteúdo de qualidade
Produza conteúdo suficiente para manter seus seguidores interessados, mas não esqueça da qualidade. Postar algo sem qualidade ou sentido apenas para preencher espaço pode te prejudicar, principalmente no início.
Você não precisa de um celular melhor, conteúdo de qualidade não trata-se apenas disso. Seja autêntico e criativo!
Escolha as plataformas adequadas
No início foque em apenas uma plataforma e tenha o objetivo de crescer nela antes de migrar ou focar em outras. Seu público-alvo irá definir por onde começar.
Ao seguir para outras redes sociais não esqueça de ajustar seu conteúdo para se adequar aos formatos e padrões de cada plataforma.
Construa uma comunidade e interaja
Tenha o hábito de aparecer mesmo que sem mostrar o rosto, responda aos comentários, mensagens e participe de conversas. Seja ativo, mas principalmente esteja próximo de seus seguidores.
Procure ter contato com outros criadores de conteúdo. Colaborações podem ajudar a expandir seu alcance e atrair novos seguidores.
É muito mais fácil quando você está cercado por pessoas que passam pelas mesmas experiências e dificuldades.
Monetize seu trabalho
Para monetizar você deve crescer o suficiente para chamar a atenção de patrocinadores e marcas grandes.
Utilize ferramentas de análise para entender o que funciona melhor com seu nicho e ajuste sua estratégia conforme necessário.
Seja conhecido por algo
Estabeleça uma marca pessoal consistente que ressoe em seu nicho. Seja conhecido por algo, mas não por qualquer coisa, sua marca deve ser positiva. Seguir o “falem bem ou falem mal, mas falem de mim” pode te trazer visualizações, mas não trará patrocinadores.
Nenhuma marca de relevância quer ser vinculada a alguém com uma imagem negativa.
Tenha paciência
Ser criador de conteúdo leva tempo e paciência. Os resultados não serão imediatos. Continue aprendendo e melhorando.
Tipos de post essenciais para qualquer perfil:
Conteúdo que ensina
Criar posts que trazem soluções para problemas, mesmo que sejam dicas simples, pode te trazer novos seguidores. Lembre-se: o óbvio para você pode não ser para o outro.
Conteúdo que conecta
Esse tipo de post tem como único objetivo criar um elo entre você e seu seguidor. Apenas seja você e compartilhe algo!
Conteúdo que entretém
Seja um meme, reels engraçados, usar um áudio que está em alta, esse tipo de post deve entreter e descontrair seu público ao ponto de despertar a vontade nele de compartilhar, dessa forma sua rede será vista por mais pessoas, isto é, possíveis novos seguidores.
Conteúdo que vende
O conteúdo que vende são posts que tem como objetivo vender, sem mistério. Se você tem um produto ou um patrocinador (que obviamente tem um produto) um dos seus conteúdos deve ser posts sobre divulgação.
Meu foco é o Instagram, e agora?
Algumas dicas e coisas que quem deseja crescer no Instagram deve saber:
- Evite o nome de outras redes sociais
O Tik Tok tornou-se um dos maiores concorrentes do Instagram, então você não quer ser boicotado pela rede, é melhor não mencionar a rede social de vídeos curtos.
Inclusive, há um tempo o próprio Instagram confirmou que postar reels com a marca d’água de qualquer outra rede social pode prejudicar o alcance do vídeo.
- O reels tem um alcance gigantesco
O algoritmo prioriza a entrega do reels, mas não foque apenas nele. Tenha um bom engajamento por outros meios também.
O Instagram funciona melhor quando todos os pontos estão em harmonia, stories, feed, reels e direct.
- É difícil de acreditar, mas o direct pode aumentar seu engajamento
Quando você envia um direct o Instagram entende que essa pessoa é próxima de você, então o contrário também acontece, e quando ele entende isso, seu conteúdo passa a aparecer mais para aquela “pessoa próxima”.
A chave está em criar stories para que as pessoas queiram interagir e te enviem direct, assim seu conteúdo será sempre entregue para elas.
- Tem hora certa para responder comentários!
A melhor hora para curtir e responder comentários é quando for postar um conteúdo novo. Interagir irá notificar cada perfil e aumentar a chance daquele seguidor visualizar seu novo conteúdo.
- Não envie seus posts por direct
Algumas pessoas costumam enviar seus posts para contas aleatórias para que haja a chance de mais visualizações, porém isso pode ser interpretado como spam, o que te fará ter um engajamento ruim e na pior hipótese, perder sua conta.
- Não tem problema repetir conteúdo
Nada é entregue para todos! Ou seja, a chance de todos os seus seguidores visualizarem todos seus posts é zero.
Partindo desse pressuposto, você não precisa ter receio de ser repetitivo, mas seja estratégico.
- Existem um padrão ideal
O Instagram considera ideal postar seis stories por dia.
- O Instagram é a melhor escolha no início
Por ser uma rede social completa (tem espaço para post fixo, vídeo e post temporário) é a melhor opção para quem deseja entrar e construir seu nicho.
No momento ainda não existe uma rede social tão completa, de tão fácil acesso e com um público tão diversificado quanto o Instagram, então se você não sabe por onde começar, sugiro que comece por ele.
Ser um criador de conteúdo bem-sucedido requer dedicação, criatividade e um compromisso constante com as redes sociais.
Aproveite o processo de desenvolvimento e esteja aberto a experimentar novas ideias e formatos para manter seu conteúdo atrativo. Em algum momento seu conteúdo será reconhecido.